Pães, massas, biscoitos… Muitas vezes esses alimentos causam certo desconforto em que os consome. Mas qual seria o motivo? De fato, entre os mais comuns estão a doença celíaca e a intolerância ao glúten, que pode trazer alterações na saúde, através de incômodos intestinais, por exemplo. Por isso, no texto de hoje resolver explicar de uma vez por todas o que é o glúten e tirar as dúvidas mais frequentes sobre a substância. Ficou interessado? Então continue a leitura e confira!
Afinal, o que é o glúten?
Trata-se de uma proteína presente em cereais como trigo, centeio, malte e cevada. Todavia, a substância faz parte da estrutura natural desses ingredientes. De acordo com especialistas na área da nutrição, o glúten oferece mais elasticidade para os alimentos durante seu preparo e cozimento. Mas para celíacos e intolerantes, ele representa um risco para a saúde, pois pequenas partículas podem prejudicar o bem-estar dessas pessoas.
Quais alimentos possuem glúten?
Primeiramente, é importante ressaltar que todos os alimentos fabricados com uso de farinha de trigo, cevada, malte ou centeio incluem glúten. Desse modo, bolos, biscoitos, pães, massas de pizza, macarrão e cerveja são alguns dos produtos que contam com essa substância.
Além disso, também integram esse grupo os molhos, como maioneses e ketchup, por exemplo, temperos industrializados, queijos, salsichas, cereais, xaropes e alguns remédios.
Quais doenças são relacionadas ao glúten?
Conforme já citamos em outros textos em nosso blog, a substância está envolvida em problemas de saúde como a doença celíaca e a intolerância ao glúten.
De acordo com pesquisas do segmento, a doença celíaca afeta cerca de 1% da população mundial. Do mesmo modo, 5% das pessoas sofrem com intolerância ou sensibilidade ao glúten. Portanto, é preciso atenção no diagnóstico, pois a doença celíaca é identificada pela reação do sistema imunológico após a ingestão do glúten.
Por sua vez, a intolerância é diagnosticada quando há má digestão e problemas intestinais sem resposta autoimune do organismo.
Como substituir o glúten da alimentação?
Sem dúvida, cortar essa proteína não é uma tarefa tão fácil. Aliás, ele está em muitas receitas. No entanto, é possível montar um cardápio saboroso e nutritivo. Entre os alimentos que podem integrar esse novo menu podemos destacar:
- Frutas, legumes e verduras;
- Carnes, peixes, óleos e azeites;
- Farinhas de arroz, mandioca e amêndoa, tapioca e fécula de batata;
- Milho, feijão, ervilha, soja e quinoa;
- Pães, biscoitos, bolos de caneca e panetones da Équilibre.
É importante lembrar que os alimentos da Équilibre não possuem glúten e nem lactose e oferecem refeições mais leves e deliciosas. Entre as opções da nossa marca estão pães multrigrãos, integral, francês, de cenoura com chia, de ervas, pães doces, biscoitos, bolos de caneca e panetones tradicionais e recheados. Quer conhecer nossas opões e sentir os benefícios da dieta sem glúten? Então acesse a nossa loja virtual e veja mais detalhes.
Gostou de saber o que é o glúten? Compartilhe nosso texto em suas redes sociais para que mais pessoas fiquem por dentro do assunto. Continue de olho em nosso blog, pois em breve teremos novas matéria sobre o tema.