Facebook Instagram linkedin youtube Newsletter right-arrow Sol Icone_Loja L oja Made with love by Platz"

Doença celíaca: conheça os sintomas e fatores de risco do problema

Saiba mais sobre o diagnóstico e tratamento da intolerância ao glúten.

Você sabe o que é a doença celíaca? Trata-se do problema causado pela intolerância ao glúten, proteína encontrada em alimentos com trigo, aveia, cevada e cereais, por exemplo.

No entanto, existem produtos sem este tipo de substância que oferecem nutrição e sabor para pessoas que sofrem com a enfermidade. Aliás, este é um mercado que está em constante crescimento e além de oferecer mais saúde, você ainda pode faturar revendendo este tipo de alimento.

No entanto, é preciso conhecer o problema para oferecer soluções adequadas. Por isso, separamos informações essenciais sobre o tema. Confira a seguir!

Sintomas

Entre os principais sintomas da doença celíaca podemos destacar:

  • Diarreia;
  • Gases;
  • Ânsia de vômito;
  • Irritabilidade;
  • Barriga inchada;
  • Lesões na pele e até perda de cabelo.

Tipos da doença:

Clássica

A doença celíaca clássica é comum em crianças entre um e três anos, mas também pode aparecer em qualquer idade. Ela é caracterizada pela diarreia crônica, desnutrição, anemia não curável e problemas de crescimento. Além disso, os sinais também incluem distensão abdominal e vômito.

Não clássica

O tipo não clássico é muito discreto, já que apresenta poucos sintomas. Mas, pode ser notado por anemia resistente a reposição de ferro, irritabilidade, fadiga, obstipação crônica e manchas no esmalte dos dentes.

Assintomática

Em sua forma assintomática, a doença celíaca não apresenta nenhum sintoma. Apenas uma pesquisa de anticorpos em familiares de primeiro grau pode ajudar o diagnóstico. No entanto, é preciso atenção, pois o problema pode evoluir e causar complicações como anemia, osteoporose, esterilidade, abortos e até câncer de intestino.

doença celíaca

Fatores de risco

A doença celíaca pode surgir por questões genéticas através anticorpos produzidos pelo sistema imunológico contra o glúten. Assim quando a mucosa intestinal é agredida, os anticorpos atacam a proteína e causam a inflamação no local. De acordo com pesquisadores da área da saúde, cerca de 10 a 20% dos parentes próximo de alguém celíaco também sofre com o problema.

Vale lembrar que essa doença pode afetar qualquer pessoa. Mas, existem alguns fatores de risco como:

  • Ter algum membro da família com a doença celíaca;
  • Sofrer com diabetes tipo 1, tireoidite autoimune ou colite microscópica;
  • Ser portador de Síndrome de Down ou Síndrome de Turner;
  • Ter artrite reumatoide ou doença de Addison.

Diagnóstico e tratamento

De fato, a doença celíaca só pode ser diagnosticada através de exames de sangue, pois os sinais podem ser associados com outras doenças.

guia dos celíacos, alérgicos ao leite e intolerantes à lactose

Infelizmente, a enfermidade não tem cura. Por isso, o principal tratamento é a dieta totalmente sem glúten, já que essa ausência da proteína também elimina os sintomas. Do mesmo modo, a ingestão de leite e derivados deve ser evitada pelo menos no início da nova alimentação, pois pode existir a possibilidade de intolerância à lactose secundária.

Gostou do nosso texto sobre a doença celíaca? Continue de olho em nosso blog, pois em breve teremos mais matérias sobre o universo dos alimentos sem glúten! Então se você deseja conhecer alimentos isentos dessa proteína e trabalhar com eles, acesse agora mesmo a nossa loja para conferir todos os produtos que podem te oferecer mais qualidade de vida.