Facebook Instagram linkedin youtube Newsletter right-arrow Sol Icone_Loja L oja Made with love by Platz"

Veja como substituir o glúten de maneira saudável e equilibrada

Entre os itens que podem substituir o trigo e outro cereais estão farinha de arroz, fubá, batata doce e outros.

Conheça opções para um cardápio nutritivo sem essa proteína

É cada vez mais comum que o glúten seja o protagonista de debates sobre alimentação saudável. De fato, a proteína, que afeta celíacos e sensíveis, pode apresentar alguns desconfortos e problemas de saúde até mesmo em pessoas que não tenham essas doenças. Por isso, ao longo deste texto iremos falar sobre como substituir o glúten da maneira adequada. Confira a seguir!

Conte com a ajuda de um especialista

Sem dúvida, antes de tomar atitudes drásticas e começar um novo cardápio por conta própria, a dica é procurar um médico de sua confiança. Desse modo, ele conseguirá te instruir sobre a melhor forma de fazer essa substituição, respeitando suas necessidades e particularidades, como gostos e rotina de alimentação.

como substituir o glúten

Como substituir o glúten?

Inegavelmente, existem alguns alimentos que podem funcionar bem durante essa troca, pois fazem a substituição ser saudável e sem alterar a alimentação de forma muito radical. De acordo com nutricionistas especialistas neste assunto, entre os itens que podem substituir o trigo e outro cereais estão:

  • Farinha de arroz;
  • Biomassa de banana verde;
  • Quinoa em flocos;
  • Fubá;
  • Mandioquinha;
  • Batata doce.

Dessa maneira, além dos alimentos citados anteriormente, para saber como substituir o glúten da forma correta, o recomendado é apostar no consumo de produtos mais naturais. Desse modo, consumir legumes, frutas e verduras pode trazer alguns benefícios para a saúde e para o corpo, já que os itens, que podem ser cozidos ou crus, ajudam a garantir a absorção dos nutrientes necessários para o seu bem-estar.

Além disso, vale lembrar que existem casos de pessoas celíacas que também sofrem com intolerância à lactose. Mas, se esse não for a sua situação, é interessante incluir leite, queijos e iogurtes na alimentação para auxiliar no funcionamento do intestino. 

guia dos celíacos, alérgicos ao leite e intolerantes à lactose

Por fim, a dica é não esquecer de alguns ingredientes como feijão, lentilha, ervilha e grão de bico, pois eles são excelente fontes de ferro e proteínas para o organismo.

Alimentos Équilibre

Outra excelente opção para compor o cardápio são os alimentos sem glúten e sem leite da Équlibre. Com uma linha com pães brancos, integral, multigrão, de cenoura com chia, biscoitos, cookies, bolos de caneca e panetones, a marca oferece produtos com textura macia e sabor diferenciado. Faça seu pedido online ou saiba mais informações em nossa loja virtual!