Doenças autoimunes e intestinais são influenciadas pelo consumo da proteína
Quem sofre com a doença celíaca sabe como é importante prestar muita atenção nos rótulos dos alimentos. Afinal, evitar qualquer vestígio de glúten é um mandamento básico para manter a saúde em dia. Mas, além das pessoas que sofrem com essa intolerância, existem também as que desejam cortar a proteína por outros motivos. Por isso, decidimos listar alguns problemas que os alimentos que contêm glúten trazem para a saúde. Confira!
Efeitos negativos
De acordo com especialistas na área de alimentação e saúde, até mesmo pessoas que não são celíacas apresentam reações adversas ao glúten. Aliás, uma pesquisa do ramo estudou 34 pacientes com Síndrome do Intestino Irritável. O estudo foi feito na divisão de dois grupos, onde um seguiu uma dieta com glúten e o outro sem a substância. Assim, a equipe que consumiu glúten apresentou mais dor, fadiga, inchaço e inconsistência nas fezes.
No entanto, além dos problemas no intestino podemos destacar outros efeitos deste consumo, como por exemplo:
- Transtornos cerebrais, como a Ataxia Cerebelar e outros problemas causados pela Neuropatia Idiopática Sensível ao Glúten
- Ganho de peso por conta dos grãos processados contarem com mais carboidratos e, por consequência, calorias.
Problemas de pele
Sem dúvida, quem é celíaco sabe o quanto a pele é prejudicada pelo consumo de produtos que contêm glúten. Um dos problemas mais comuns é conhecido por Dermatite Herpetiforme e inclui erupção cutânea com vermelhidão e bolhas. Contudo, a doença não se limita apenas aos pacientes com a doença celíaca e pode afetar outras pessoas pelo excesso da proteína na alimentação.
Doenças autoimunes
Por fim, entre os problemas de saúde causados pelos alimentos que contêm glúten podemos destacar as doenças autoimunes. Dessa forma, este tipo de enfermidade é causado pelo sistema imunológico ao encontrar substâncias que não são naturais do corpo. Aliás, alguns estudos encontraram associações entre a doença celíaca e alguns problemas como Tireoidite, Diabetes Tipo 1, Esclerose Múltipla e outros problemas.
Produtos sem glúten
Conforme citamos ao longo deste texto, os alimentos que contêm glúten oferecem alguns riscos para a saúde. Porém, com orientação médica e uma dieta saudável eles podem ser substituídos.
Trabalhamos com produtos ideais para quem é celíaco e para pessoas que buscam ter um cardápio mais equilibrado. Nossa linha, que é composta por alimentos sem glúten e sem leite, conta com pães variados, biscoitos, massas para bolos de caneca, além de panetones tradicionais e recheados.
Compre agora mesmo através da nossa loja online!